Lá na Lapa

Depois de ter visto minha avó, meus tios e primos, fui à Lapa/RJ. Várias pessoas das mais diversas: gente com “estilo” roqueiro dançando funk em frente a um bar; pessoas no “estilo” de se vestir hippie dançando pagode no bar ao lado. Um cara sem camisa tocando bateria no meio da rua e pessoas no “estilo” nerds pedindo para um músico cantar música afro-brasileira. (Vi quatro roubos e três brigas). No final, por volta das 04h30min da manhã, decido ir para a rodoviária, penso:

– Vou de táxi ou de van?

E respondo:

– Vou de van! Quero ver o povo como é que é!

Aí entrei na van “Cascadura – Norte Shopping – Madureira – Rodoviária”. Logo depois entram duas meninas de blusinha colada e mini-saia, muito alteradas, que começam a gritar p/ as pessoas que estavam na rua:

Menina 1 e 2 – Suburbana direto! Cascadura, Marechal, Penha, Olaria!
Menina 1 p/ Menina 2 – Quem vai pagar?
Menina 2 p/ menina 1 – Paga você agora que eu paguei a ida e a volta! E eu vi tu catar R$ 25,00 do cofrinho!
Menina 1 – Quanto é a passagem, motorista?
Motorista – Até aonde você vai é R$ 4,00!
Menina 1 – Mas aqui atrás não tem lugar; vamos pagar uma passagem só, hein!

Então o motorista vira e diz:

Motorista – Então vem aqui na frente que tem lugar! Dá licença aí, cara, que elas virão aqui p/ frente!

Aí as duas meninas saem de trás da van e entram na frente. O ajudante do motorista que estava na frente passa p/ a parte de trás.

Menina 1 p/ as pessoas na rua – Delícia! Vem que vem que vem!
Possível passageiro 1 p/ o motorista – Passa na Avenida Brasil?
Motorista – Não! Avenida Brasil só na novela!

Aí entram mais 3 meninas e 1 rapaz, também alterados, que começam uma discussão sobre quem iria pagar a passagem de todos.

Menina 3 – Quem vai pagar é você! Tu ta me devendo, tu acha que eu não sei que tu me roubou?!
Rapaz 1 – Que caô, véio! Tem nada disso não!
Menina 4 – Roubou, sim, tu é trambiqueiro!

Então a conversa começa a ficar num volume alto e as 2 meninas que estavam na frente acham que o papo é com elas e começam um bate-boca com o pessoal que acabou de entrar. O ajudante do motorista começa a pedir calma ao mesmo tempo em que começa a falar mais alto. Nesse ponto do bate-boca, o motorista se vira e diz:

Motorista – Olha só, vamos parar com a putaria aqui! Senão eu vou botar todo mundo p/ fora! Se tu roubou a menina, devolve e desce!
Rapaz 1 – Não, não roubei nada não.
Menina 3 – Ta de boa aqui, seu motorista!
Motorista – Então vamos manter os ânimos e calar a boca senão eu ponho pra fora!

Silêncio de todos os passageiros.

Menina 3 p/ ajudante do motorista – Ih, o cara mandou tu calar a boca e tu calou!

Aí a menina 1 vira p/ a menina 2 e começa a conversar – Tu tem amigos? Eu não tenho amiga! Porque amiga, sabe como é que é: pega no teu marido, não vai pegar no teu rabo?! Eu não tenho amigas!

Menina 4 – Toma aí, motorista, a minha passagem e a da Filó! Filó, tu que ta mais aí atrás, levanta a mão p/ o motorista te ver!

Filó levanta a mão.

Menino 1 p/ menina 3 – Cara, eu entrei no Manguinhos irado! O povo ficou bolado porque eu catei R$ 300,00 reais!

Nenhum comentário: